terça-feira, 15 de julho de 2014

Querem saber como obter RESULTADOS?

Como seria aprender, em vez de se “encher a cabeça” com coisas decoradas, mas ser algo incorporado no dia a dia para o sucesso?
Um amigo com um cargo de responsabilidade numa organização, dizia que nos últimos anos o mercado português tem sido invadido por charlatões, que encapotados por um código de ética e de uma pseudoformação, se tornaram perigosos e enganosos. (Antunes, 2013)

Como Distinguir?

Então a questão que se coloca, é como distinguir “as águas”?
Se der atenção aprendem isto facilmente, pois o facto de estarem aqui a ler, quer dizer que procuram uma solução e querem crescer. É legitimo que se interroguem sobre o facto de ter resultados.
Era uma vez um jovem que escutou a falarem do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo.
- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvores como o senhor.
O jovem empenhou-se a aprender as lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.
O desafio foi aceite e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes via-o sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre.
Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante ……

Mas o que nos Diferencia mesmo, que é só nosso mesmo:

1- Em tudo o que fazemos colocamos as pessoas, equipes e organizações do lado da causa. Em vez de dizerem que a culpa é dos outros.
2 - Analisar e compreender não é suficiente. Há que ver com os próprios olhos como é que esses mecanismos funcionam, escutar interiormente esses processos e há que senti-los no corpopara haver mudança.
3- Trabalhamos com uma “formula única“, para haver verdadeira mudança: Estamos a falar acima dos comportamentos e competências, pois as mudanças profundas ocorrem ao nível das convicções, valores, identidade e missão.

Em Suma:

Estamos a falar acima das competências, pois as mudanças profundas ocorrem ao nível das convicções, valores, identidade e missão. Analisar e compreender não é suficiente. Há que ver com os próprios olhos como é que esses mecanismos funcionam, escutar interiormente esses processos e há que senti-los no corpo.

Ah!!! … a história:

Lembram-se da história dos lenhadores que quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante.
- Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, o mestre estava a descansar!
- Não, meu filho, eu não estava a descansar. Estava a afiar o machado. Foi por isso que perdeste e eu ganhei.
Quem nos conhece, pode lhe dizer porquê (Testemunhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário