quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sabia que também há Gato por Lebre? ...... O que é a PNL?


A PNL (Programação Neuro Linguística) nasceu nos anos 70 em Santa Cruz, na Califórnia a partir do encontro entre Richard Bandler, John Grinder e Frank Pucelik. A preocupação básica inicial era encontrar formas mais eficientes de terapia. Daí o estudo exaustivo que fizeram de importantes terapeutas da época, tais como Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson, sendo nomeados aqui simplesmente os nomes mais citados na história da PNL.

Um grupo de trabalho sob a orientação destas três figuras chave acabou por desenvolver todo um estudo à volta da experiência subjetiva do ser humano e desenvolver maneiras eficazes para lidar com o funcionamento da mente. A partir de 1980 a PNL continuou a desenvolver-se por todo o mundo até ao dia de hoje com inestimáveis contribuições de figuras como Richard Bolstad, Judith Delozier, Robert Dilts, Michael Hall, Steve Andreas, Penny Tompkins e James Lawley, Lucas Derks e muitos outros.
Basicamente a PNL ensina-nos a tomar consciência que a nossa experiência do mundo não é o mundo e que a nossa perceção é influenciada por filtros tais como as crenças e valores, por exemplo, e expressa-se em linguagem. A linguagem é também, por sua vez, um filtro que omite informação, transforma e generaliza a nossa experiência.
O conhecimento destes processos da nossa experiência subjetiva permite-nos um maior conhecimento da maneira como nos comunicamos com nós mesmos e com os outros e oferece-nos toda uma tecnologia que nos permite: um maior auto conhecimento, perceber de forma mais acurada a comunicação do outro, desenvolver a flexibilidade, enriquecer assim a nossa própria comunicação e atingir mais facilmente os objetivos que nos propomos.
Se a PNL na sua origem se confinava à relação terapêutica, como metodologia da comunicação que se tornou, é hoje aplicada para desenvolvimento pessoal e profissional, em relações, no ensino, na liderança, na saúde, no desporto, nas vendas, coaching, mediação. Não há praticamente área das relações humanas em que a PNL não seja aplicada, seja isso feito explicitamente ou não. Tal sucesso deve-se à tecnologia desenvolvida ao serviço da melhoria da auto imagem, do refinamento da perceção, do desenvolvimento da flexibilidade, criatividade, inovação, capacidades comunicativas, criação de ambientes, etc. para além do seu tradicional emprego extraordinariamente eficiente em terapia. (Associação de Trainers de Programação Neuro Linguistica)



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "acurada" não é a tradução de "accurate". precisa, correta, exata, certa, cuidadosa, conforme, são tudo sinónimos da tradução de "accurate"! Cuidado com as palavras na PNL...
    https://translate.google.pt/?hl=pt-PT#en/pt/accurate

    ResponderEliminar